quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Soldado, guarda-vidas e artífice: oferta ampliada para 1.200 vagas

Concurso de soldado combatente
Concurso do Corpo de Bombeiros
Será ampliada a oferta de vagas para o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), programado para breve. O tenente-coronel Fernando Fumaux, da Diretoria-Geral de Pessoal, informou na última terça-feira, dia 13, que 610 vagas já foram autorizadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Porém, extra-oficialmente, ficou acordado com a pasta que o quantitativo passará para 1.200, sendo 850 de soldado combatente, 200 de guarda-vidas e 150 de artífice mecânico. Nos próximos dias o pedido para complemento das vagas será encaminhado oficialmente à Seplag, que é a responsável por avaliar o impacto orçamentário das contratações. Porém, cabe ao governador autorizar as seleções, em última instância. O tenente-coronel informou que, assim que a Seplag der o aval para abertura do concurso, o edital será liberado em curto espaço de tempo. “Autorizando o concurso e o aumento (das vagas), o documento será divulgado, sendo um único edital para os cargos ofertados”, assegurou.

Limites de idade – A diretoria-geral do CBMERJ informou que está em negociações avançadas com a Funcefet para organizar a seleção, porém não soube precisar um prazo para oficialização da escolha. O cargo de soldado combatente requer o nível médio e carteira de habilitação na categoria “B”. A remuneração inicial é de R$2.526,80. Os futuros candidatos deverão ter menos de 51 anos, no ato de posse. O regime de contratação é o estatutário, garantindo a estabilidade empregatícia. Para quem pretende concorrer a soldado combatente, o diretor-geral de Pessoas dos Bombeiros, coronel Gilvan de Castro, já havia informado que o programa será o mesmo da seleção para motorista, realizada no ano passado. A única diferença é que não haverá Legislação de Trânsito. Ou seja, os candidatos serão avaliados somente por meio de questões de Língua Portuguesa e Matemática.

O último concurso para guarda-vidas dos Bombeiros foi organizado pela FunRio, em 2008 (março), para 300 vagas. Puderam participar os candidatos nascidos a partir de 1º de fevereiro de 1984, ou seja, com até 23 anos. Além disso, era necessário ter altura mínima de 1,60m (para ambos os sexos) e o ensino médio completo. O cargo de artífice teve sua última seleção realizada em 2001, com exigência apenas do nível fundamental. No entanto, o comandante-geral do CBMERJ, coronel Sérgio Simões, afirmou que deverá ocorrer mudança. “A tendência é que mude para nível médio. Mas teremos de analisar como o mercado funciona. O importante é que esse profissional seja competente.”

Soldado combatente: veja o que estudar

A Diretoria de Pessoal do Corpo de Bombeiros já informou que os que pretendem participar do concurso para soldado combatente devem tomar como base de estudo o programa da última seleção para motorista. No entanto, o conteúdo vai se limitar às disciplinas de Português e Raciocínio Lógico, com a exclusão de Legislação de Trânsito. Veja abaixo o conteúdo a ser estudado:

LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e nãoliterário; narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna; Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português; Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos; Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual; Estilística: figuras de linguagem; Ortografia; Pontuação.

RACIOCÍNIO LÓGICO: Conjuntos: Noções primitivas: relação de pertinência, descrição de conjunto, conjunto vazio, conjunto unitário, conjunto universo. Igualdade de conjuntos, relação de inclusão, propriedades da inclusão de conjuntos, conjunto das partes. Operações entre conjuntos: reunião, interseção, diferença. Conjunto complementar. Conjuntos Numéricos: O conjunto dos números naturais (IN): operações em IN,múltiplos e divisores, máximo divisor comum (mdc), mínimo múltiplo comum (mmc), números primos, decomposição em fatores primos. O conjunto dos números inteiros (Z): operações em Z. O conjunto dos números racionais (Q): operações em Q, representação por frações, representação por números decimais, frações geratrizes de dízimas periódicas. O conjunto dos números reais (IR): operações em IR, potenciação, radiciação, racionalização de denominadores, representação na reta real, módulo ou valor absoluto. Intervalos, operações de união, interseção e diferença entre intervalos. Razões e Proporções: Grandezas proporcionais: proporcionalidades inversa e direta. Regras de três simples e compostas. Porcentagem. Juros simples. Funções: Definição de função, domínio, contradomínio, valor numérico e imagem de funções. Definição e representação gráfica da função do 1º grau, equações do 1º grau, sistemas de duas equações do 1º grau a duas variáveis, problemas redutíveis a equações do 1º grau, inequações do 1º grau. Definição e representação gráfica da função do 2º grau, equações do 2º grau, relações entre coeficientes e raízes de uma equação do 2º grau, problemas redutíveis a equações do 2º grau, inequações do 2º grau. Geometria Plana: Conceitos primitivos: reta, semi-reta, segmentos de reta, ângulos, paralelismo, perpendicularismo. Triângulos: condição de existência de triângulos, soma dos ângulos internos, casos de congruências de triângulos. Quadriláteros: definição e propriedades dos trapézios, paralelogramos, retângulos e quadrados. Polígonos: ângulos internos, ângulos externos, soma dos ângulos internos, diagonais, número de diagonais. Segmentos proporcionais, Teorema de Tales, casos de semelhança de triângulos. Triângulos retângulos: Teorema de Pitágoras, relações métricas nos triângulos retângulos. Circunferência e círculo: posições relativas entre reta e circunferência e entre circunferências, ângulos relacionados com arcos, relações métricas no círculo. Áreas: áreas de triângulos e quadriláteros, área do círculo.

0 comentários: