quarta-feira, 3 de novembro de 2010

UFRJ: mais de 2 mil candidatos faltaram ao THE


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informou que 2.577 estudantes faltaram ao Teste de Habilidade Específica (THE), exigido para alguns cursos da graduação. No entanto, segundo o coordenador de vestibular da instituição, Luiz Otávio Langlois, os candidatos ausentes e reprovados no THE estão eliminados somente da opção que exige o teste.

"No ato da inscrição, os estudantes tiveram duas opções de cursos, sendo que a primeira exigia o THE. Quem faltou a prova ou ficou reprovado só poderá concorrer aos cursos que colocaram com segunda opção, desde que também não exijam THE. No entanto, para a outra opção, o candidato ainda poderá concorrer em igualdade de condições com outros vestibulandos", esclarece o coordenador.

As provas da UFRJ estão marcadas para os dias 15 e 21 de novembro. A partir do dia 5, os estudantes poderão acessar o comprovante de confirmação de inscrição, que estará disponível no site da universidade.

No primeiro dia de prova, os candidatos resolverão questões de Língua Portuguesa/ Literatura Brasileira, redação e uma disciplina específica, de acordo com o grupo de cursos escolhido. No dia 21, serão resolvidas outras duas matérias específicas.

Das 9.060 vagas oferecidas para a seleção de 2011, 3.624 serão preenchidas por meio deste concurso, realizado pela própria UFRJ. As demais 5.436 serão preenchidas via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em conjunto com o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo que 1.812 delas serão reservadas para os alunos provenientes de escolas das redes públicas estadual e municipal, e Faetec.

A UFRJ apresentou novidades para este vestibular, como o uso do Enem e de políticas de ações afirmativas. No entanto, o processo de seleção por meio do SiSU e Enem poderá sofrer mudanças. A instituição vem discutindo a possibilidade de exigir nota mínima em determinadas disciplinas do exame do Ministério da Educação (MEC), para algumas carreiras. A decisão sobre o tema será divulgada somente após a pasta anunciar as regras do SiSU.
Serviço
www.acessograduacao.ufrj.br

0 comentários: