segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Candidatos têm mais tempo para se inscrever no Estadual 2011

Foram prorrogadas as inscrições para a segunda fase do vestibular Estadual 2011. O Departamento de Seleção Acadêmica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Dsea-Uerj) estendeu o prazo para o dia 8 de outubro. Agora, os candidatos que participam dessa etapa do concurso têm até a próxima sexta-feira para inscrever-se. 

Com a prorrogação do prazo de inscrições, outras datas também sofreram modificações. Devido à greve dos bancários, o último dia para o pagamento da taxa, de R$80, será 11 e não mais 6 de outubro. Os candidatos que desejam ingressar pelo sistema de cotas também ganharam mais tempo.

Também o dia 11 é o prazo máximo para postagem do Formulário de Informações Socioeconômicas e da documentação comprobatória da carência e da opção de cota. Os participantes portadores de necessidades especiais que irão solicitar condições específicas para a realização terão até o dia 13 de outubro para fazê-lo.

O momento é decisivo aos candidatos que buscam uma das vagas do vestibular deste ano. A seleção que inclui a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, oferece este ano 5.772. Na segunda fase é a hora de definir sua opção de curso, assim como sinalizar se irão ou não concorrer às vagas reservadas.

Para o ano letivo de 2011, a Uerj e a Uezo reservam 45% de suas vagas para carentes, sendo 20% para alunos da rede pública, 20% para negros e indígenas e 5% para portadores de necessidades especiais e filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Como as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página específica do vestibular Estadual 2011, a Uerj disponibilizou computadores no Laboratório de Informática do campus Maracanã. Os candidatos que não possuem computador podem comparecer ao local de segunda a sexta-feira, entre 10 e 17 horas. 

Como acontece todos os anos, o maior números de vagas é para a Uerj. Nesta edição do concurso, a universidade oferece 5.292 oportunidades. Em seguida, a Uezo abriu 280 vagas para seus diversos cursos de graduação tradicional e tecnológicos.

As demais oportunidades são para a Academia de Polícia Militar Dom João VI, 150 e a Academia de Bombeiros Dom Pedro II, 50. Nas academias militares, a oferta é para dois cursos de formação de oficiais. A seleção, neste caso, é diferenciada. Além dos exames intelectuais, os candidatos passam ainda por avaliações físicas. As vagas nas academias militares podem ser disputadas por candidatos de ambos os sexos.

0 comentários: