quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aprendiz de Marinheiro : De aprendiz a comandante

Aprendiz de Marinheiro

Aprendiz de Marinheiro: seguir a carreira militar

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos jovens, nos dias de hoje, é optar por uma profissão que futuramente irá garantir a tão sonhada estabilidade financeira. Por isso, muitos preferem seguir a carreira militar que oferece, além de uma boa renda, estudo gratuito, de excelente qualidade, moradia, alimentação, uniforme e remuneração durante os cursos.

O concurso para Aprendiz-Marinheiro, na área militar, é um dos poucos que exige dos candidatos apenas o ensino fundamental completo. Essa é uma boa oportunidade dos jovens, do sexo masculino, ingressarem na instituição e darem início a uma carreira sólida.


O comandante José Valter da Silva, encarregado da Divisão de Inscrição pode ser citado como um exemplo para os jovens que vão tentar o concurso ou com os que sonham em entrar para a Marinha. No início, ele pertenceu ao ciclo de Praças e hoje faz parte do ciclo de Oficiais da Marinha.

"Tenho muito orgulho de dizer que as oportunidades existem e sou a prova viva. Isso porque entrei como candidato a Aprendiz-Marinheiro e hoje sou Capitão-de-Corveta do Quadro Técnico da Marinha, com vários Cursos de Formação e Aperfeiçoamento ao longo de minha carreira militar. A Marinha possibilitou, ainda, minha formação acadêmica (Graduação e Pós-Graduação) em estabelecimentos universitários", relatou, complementando que graças a isso, tornou-se viável a construção da família, que é seu porto seguro.

Ainda de acordo com ele, sua vida sofreu uma mudança significativa depois que entrou para o quadro da Marinha. Além disso, por causa da profissão já teve a oportunidade de conhecer muitas cidades brasileiras e países durante algumas missões realizadas.

"Mudei de rumo; tomei uma direção como jovem, então, que jamais tomaria se continuasse vivendo na cidade onde nasci. A Marinha me possibilitou a oportunidade ímpar de buscar constantemente o conhecimento, o aperfeiçoamento profissional, a formação do meu caráter, no preparo como jovem e homem brasileiro e, consequentemente, ampliou meus horizontes para uma vida melhor e digna."

Uma das maiores satisfações de fazer parte dos quadros da Marinha, segundo ele, é trabalhar com uma equipe capacitada, motivada e atuante, sempre a serviço da Pátria e da sociedade brasileira. Para o comandante a carreira militar é muito mais que uma simples profissão, é um compromisso de vida, que conserva valores éticos e morais.

Para os que ainda estão em dúvida, José Valter aconselha: "Estar na Marinha é um sonho para muitos jovens brasileiros, que pode ser concretizado. É só persistir!"

0 comentários: