quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Provas da Uerj apresentam um perfil diferenciado

Vestibular da Uerj

Uma prova com perfil diferente

O exame discursivo do vestibular 2013 da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) será aplicado no dia 2 de dezembro. Os candidatos às vagas da instituição enfrentarão provas com um perfil diferente dos de outros vestibulares. Para não perder pontos importantes nessa etapa, os jovens precisam ter alguns cuidados.

Segundo a coordenadora do vestibular 2013 da Uerj, Elisabeth Murad, a instituição cobra em suas avaliações conteúdo programáticos compatíveis com o ensino médio. As provas avaliarão habilidades fundamentais das disciplinas específicas de cada grupo e curso e a disciplina de caráter geral, que é Língua Portuguesa Instrumental com Redação.
Quem for fazer as provas discursivas de Matemática e Física deve realizar todos os cálculos à caneta (que pode ser de tinta preta ou azul, conforme o edital do concurso prevê), não deixando apenas a resposta marcada à tinta. Quem fizer todo o desenvolvimento da questão à lápis poderá perder pontos.

A mesma regra se aplica no caso de o aluno responder a lápis uma questão de qualquer outra disciplina. Muitos fazem o rascunho das respostas e se esquecem ou não têm tempo de reescrevê-las à caneta. Isso faz com que a banca responsável pela correção não considere aquilo que foi escrito pelo candidato.

O número de linhas disponíveis para responder cada questão deve ser respeitado. Trata-se de um tamanho padrão estabelecido pela organização do vestibular. O espaço, segundo a Uerj, é suficiente para a argumentação do vestibulando e ultrapassar o número limite de linhas pode gerar descontos na nota final.

Os casos de rasura também podem fazer com que o jovem tenha a sua nota prejudicada, mas isso só acontecerá se ela dificultar o entendimento da resposta. Erros de Português não são levados em conta na correção das provas, uma vez que a correção é com base no conteúdo do aluno. A regra não vale para a avaliação de Português Instrumental, na qual qualquer erro vale desconto.

Segundo Elisabeth Murad, para a prova de redação será exigida a defesa de um posicionamento crítico em relação ao tema indicado. O candidato deve atender às orientações dadas na prova, em relação ao tema, e evitar cópias literais dos textos apresentados na construção do argumento.

No dia da prova, os candidatos deverão levar o cartão de confirmação de inscrição (CCI), caneta esferográfica azul ou preta e um documento de identificação original, válido e com foto. A prova será aplicada as 9h (horário de Brasília), e os candidatos deverão chegar ao local indicado no CCI às 8h. O exame terá duração cinco horas, e o participante somente será liberado do local de prova após a primeira hora do início da prova.

Serviço
www.vestibular.uerj.br

0 comentários: