terça-feira, 27 de novembro de 2012

Enem 2011 mostra quadro preocupante nas redes estaduais

Resultado do Enem

Resultado do Enem preocupa governo

O Ministério da Educação (MEC) liberou nesta quinta, 22, as notas, por escola, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado. As notas são compostas pelas médias obtidas pelos alunos, das respectivas escolas, em cada uma das quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos) e também na redação. No entnato, a média geral não considera a pontuação conseguida no texto.

O resultado deste ano, mais uma vez, mostra o quadro problemático do ensino nas redes estaduais do país. Das 1.000 escolas com as maiores médias, apenas 21 são estaduais, sendo uma do Rio de Janeiro, duas do Rio Grande do Sul e o restante de São Paulo. Do restente, uma é municipal, 56 são federais e 923 são privadas. 
No extremo oposto, ou seja, entre as mil escolas com piores médias, novamente a situação das escolas estaduais preocupa. Do total, 8 são particulares, 7 são municipais e 985 mantidas pelos governo estaduais.

A escola com a maior média em todo o país foi o objetivo Colégio Integrado, de São Paulo, seguido do Colégio Elite Vale do Aço, e da unidade Lourdes do Colégio Bernoulli, ambos de Minas Gerais. O Colégio de São Bento, que liderou o ranking nacional em 2010, ficou na 10ª posição.

A melhor escola pública do Brasil foi o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, com média de 704,29 pontos. Entre as escolas estaduais, o melhor resultado no país ficou com o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, que funciona como Colégio de Aplicação da Uerj, com 664,98 pontos.

Em entrevista coletiva, o ministro Aloizio Mercadante e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, informaram que a média nacional dos cerca de 891 mil alunos da rede pública que fizeram a prova em 2011 foi de 474,2. Já os quase 247 mil estudantes da rede particular alcançaram a média foi 569,2 pontos.

Ao apresentar os dados, Aloizio Mercadante frisou que os resultados do Enem por Escola 2011 servem somente como um diagnóstico. “É para que cada escola do Brasil possa fazer uma análise pedagógica bem criteriosa de como seus estudantes evoluíram”, salientou o ministro. “O Enem não é um ranking entre as escolas. Ele é insuficiente como instrumento de avaliação do estabelecimento. O Enem avalia o aluno. Não podemos comparar as escolas, com naturezas distintas. Por exemplo, a maioria das escolas do Brasil são de portas abertas. No entanto, escolas que selecionam os ingressantes tendem a ter um desempenho melhor”, pontuou Mercadante.

A metodologia utilizada para calcular os resultados do Enem por Escola é semelhante à usada na Prova Brasil e só levou em consideração, para fins de divulgação, escolas com no mínimo 10 participantes no Enem e 50% de taxa de participação dos concluintes do ensino médio. Segundo o ministro, o método foi “o mais objetivo possível” e por isso a média final não levou em conta a pontuação da redação.

Com este perfil, foram consideradas 10.076 escolas, o que representa 40,56% do universo total do exame. Não foram incluídas na média nacional 1.185 escolas com menos de 10 participantes e 13.581 que tiveram índice de participação menor do que 50%. Do total de escolas contempladas, 199 eram federais, 4.968 estaduais, 111 municipais e 4.798 privadas.


Para ter acesso a nossa loja virtual , acesse Loja virtual



0 comentários: