quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Delegado-RJ: candidatos devem chegar às 7 horas


Polícia Civil

Chegar cedo no dia das provas

Neste fim de semana, dias 15 e 16 de dezembro, e no domingo seguinte, dia 23, serão aplicadas as provas discursivas do concurso para delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, com início às 8h e duração de cinco horas. O cartão de confirmação, com local de prova, está disponível no site da Funcab (organizadora). São 9.554 candidatos na disputa por 100 vagas. No sábado, serão propostas 100 questões sobre Direito Penal e 100 de Processual Penal. No domingo, serão 100 de Direito Administrativo e 100 de Constitucional. Já no dia 23, 100 de Direito Civil e 100 de Medicina Legal. Será considerado aprovado o concorrente que obtiver pelo menos 50% dos pontos de cada exame.

Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência (7h), munidos de carteira de identidade e caneta esferográfica, de corpo transparente, azul ou preta. Durante o exame, é permitida a consulta de textos legais, desde que não haja comentários e anotações. É proibido usar boné, chapéu ou aparelhos eletrônicos, como celular. Em seguida, ainda haverá prova oral, exame psicotécnico, exame médico, prova de capacidade física, curso de formação, investigação social e, por fim, análise de títulos. A validade do concurso é de um ano, podendo ser prorrogada por igual período.
Perito – Polícia Civil abrirá um outro concurso no ano que vem, destinado a 100 vagas de perito criminal. Inicialmente, a organizadora seria definida ainda este ano, mas a diretora da Academia de Polícia (Acadepol), delegada Jéssica Almeida, informou que a instituição responsável pela seleção deverá ser escolhida em janeiro. Os vencimentos do cargo são de R$4.350,27, porém há aumento dos servidores da corporação até dezembro de 2014. Para participar, o candidato precisa ter graduação específica.
No último concurso, realizado em 2008, as especialidades contempladas foram Biologia, Medicina Veterinária, Física, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, entre outras. O edital do concurso anterior pode ser utilizado como principal fonte de estudo, já que a delegada Jéssica Almeida havia dito que a seleção não deverá sofrer alterações significativas no conteúdo programático. Na ocasião, os participantes foram submetidos a uma prova objetiva, com questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos. Em seguida, ainda houve um teste de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico, análise de títulos e, por fim, curso de formação.

0 comentários: