sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Corpo de Bombeiros: autorização já no próximo mês

Quem deseja trabalhar no Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), onde salvar vidas combatendo incêndios, realizando buscas, salvamentos e socorros públicos são tarefas diárias, encontrará uma ótima oportunidade no concurso para 1.060 vagas, sendo 910 para soldado combatente e 150 para guarda-vidas. A seleção está prevista para ser autorizada já no próximo mês, informaram a diretoria-geral da corporação e o subsecretário de Planejamento e Gestão (Seplag-RJ).
Concurso do Corpo de Bombeiros
Corpo de Bombeiros
Para o coordenador do Centro de Estudos Guerra de Moraes, professor Carlos Eduardo Guerra, o candidato deve ver o atraso na divulgação do edital do concurso por um aspecto positivo, pois terá mais tempo para estudar. “O atraso é natural, já que passar pela Seplag é uma forma de garantir a licitude do edital. Os futuros participantes devem aproveitar a demora para intensificarem a preparação. Principalmente no final do ano, quando as atenções estão voltadas para as festas”, afirmou, acrescentando a importância de reforçarem o estudo, principalmente das disciplinas onde têm mais dificuldades.
O cargo de soldado requer o nível médio e carteira de habilitação na categoria “B”. A remuneração inicial é de R$2.526,80. Os futuros candidatos deverão ter menos de 51 anos, no ato da posse. Para quem pretende concorrer a soldado combatente, o programa será o mesmo da seleção para motorista, exceto Legislação de Trânsito.  No último concurso para guarda-vidas puderam participar os candidatos com até 23 anos. Além disso, era necessário ter altura mínima de 1,60m (para ambos os sexos) e o ensino médio completo.
A remuneração inicial também é de R$2.526,80. Segundo a Diretoria-Geral de Pessoal, o conteúdo programático será o mesmo da última seleção, exceto o teste de habilidade específica (piscina e praia).
Soldado motorista – Continua em análise na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-RJ) o pedido de acréscimo de 240 vagas de soldado motorista relativo ao concurso realizado pelos Bombeiros em 2012. A seleção destinou-se ao preenchimento de 100 vagas, sendo 20 para negros e índios. O prazo de validade do concurso é de dois anos, prorrogável por igual período.
Soldado combatente: veja o que estudar
Os candidatos a soldado combatente devem tomar como base de estudo o programa da seleção para motorista, realizada em 2012, segundo a Diretoria Geral de Pessoal. No entanto, serão cobradas apenas as disciplinas de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico. Veja abaixo:
LÍNGUA PORTUGUESA: Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário; narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna; Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português; Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos; Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual; Estilística: figuras de linguagem; Ortografia; Pontuação.
RACIOCÍNIO LÓGICO: Conjuntos: Noções primitivas: relação de pertinência, descrição de conjunto, conjunto vazio, conjunto unitário, conjunto universo. Igualdade de conjuntos, relação de inclusão, propriedades da inclusão de conjuntos, conjunto das partes. Operações entre conjuntos: reunião, interseção, diferença. Conjunto complementar. Conjuntos Numéricos: O conjunto dos números naturais (IN): operações em IN, múltiplos e divisores, máximo divisor comum (mdc), mínimo múltiplo comum (mmc), números primos, decomposição em fatores primos. O conjunto dos números inteiros (Z): operações em Z. O conjunto dos números racionais (Q): operações em Q, representação por frações, representação por números decimais, frações geratrizes de dízimas periódicas. O conjunto dos números reais (IR): operações em IR, potenciação, radiciação, racionalização de denominadores, representação na reta real, módulo ou valor absoluto. Intervalos, operações de união, interseção e diferença entre intervalos. Razões e Proporções: Grandezas proporcionais: proporcionalidades inversa e direta. Regras de três simples e compostas. Porcentagem. Juros simples. Funções: Definição de função, domínio, contradomínio, valor numérico e imagem de funções. Definição e representação gráfica da função do 1º grau, equações do 1º grau, sistemas de duas equações do 1º grau a duas variáveis, problemas redutíveis a equações do 1º grau, inequações do 1º grau. Definição e representação gráfica da função do 2º grau, equações do 2º grau, relações entre coeficientes e raízes de uma equação do 2º grau, problemas redutíveis a equações do 2º grau, inequações do 2º grau. Geometria Plana: Conceitos primitivos: reta, semi-reta, segmentos de reta, ângulos, paralelismo, perpendicularismo. Triângulos: condição de existência de triângulos, soma dos ângulos internos, casos de congruências de triângulos. Quadriláteros: definição e propriedades dos trapézios, paralelogramos, retângulos e quadrados. Polígonos: ângulos internos, ângulos externos, soma dos ângulos internos, diagonais, número de diagonais. Segmentos proporcionais, Teorema de Tales, casos de semelhança de triângulos. Triângulos retângulos: Teorema de Pitágoras, relações métricas nos triângulos retângulos. Circunferência e círculo: posições relativas entre reta e circunferência e entre circunferências, ângulos relacionados com arcos, relações métricas no círculo. Áreas: áreas de triângulos e quadriláteros, área do círculo.

0 comentários: