sábado, 4 de abril de 2015

Cederj recebe inscrições para isenção de taxa e cotas

Entre as cópias de documentos exigidas estão as da identidade, do CPF

Concurso vestibular do CEDERJ
Vestibular do CEDERJ
O Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) está com inscrições abertas para candidatos que queiram pedir isenção no pagamento da taxa ou fazer a pré-inscrição no Sistema de Cotas no Vestibular de segundo semestre desse ano. Os interessados precisam adotar os procedimentos necessários até o dia 16 de abril. O consórcio do Cederj é formado por sete faculdades públicas do estado.
Para conseguir a isenção, o estudante necessita comprovar insuficiência financeira. Isto significa que deverão ter renda média familiar bruta inferior a R$1.017 mensais. A solicitação do benefício deve ser feita por meio do preenchimento de uma ficha online, disponível no site do Cederj. O passo seguinte é apresentar o requerimento preenchido e a cópia da documentação exigida no edital em algum dos polos presenciais. Outra opção é enviar o material pelos Correio, até o dia 17 de abril.
Entre as cópias de documentos exigidas estão as da identidade, do CPF, da Carteira de trabalho do estudantes e de seus familiares, entre outras. A lista completa, assim como a relação de locais de entrega do material, podem ser consultados no edital, disponível na parte de anexos deste site. O resultado dos pedidos de isenção sai no dia 18 de maio. O valor da taxa de inscrição será divulgado em breve, mas não deve ser muito diferente do cobrado no ano passado, que foi de R$55.
Os estudantes que quiserem concorrer às vagas destinadas ao Sistema de Cotas precisam apresentar histórico escolar completo, que comprove que os ensinos fundamental e médio foram cursados em escola pública. Também pode se fazer uma autodeclaração da condição de negro ou índio, ou apresentar um laudo médico comprovando deficiência, de acordo com a legislação vigente. Filhos de bombeiros e policias mortos também podem aderir à reserva de vagas. Professores da rede pública também podem concorrer a estas vagas, para isso devem apresentar os três últimos contracheques. O resultado destes pedidos sai no mesmo dia do que o dos de isenção.
Para os demais candidatos, as inscrições vão acontecer entre os dias 18 e 24 de maio, com o pagamento da taxa até o dia 25 do mesmo mês. As carreiras que estão disponíveis para ser cursadas são: Administração Pública; Tecnologia em Sistemas de Computação; Tecnologia em Gestão de Turismo, Engenharia de Produção e as seguintes Licenciaturas: Ciências Biológicas; Física; Geografia; História; Letras; Matemática; Pedagogia; Química e Turismo. Os candidatos podem optar por concorrer com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.
Os classificados farão cursos de graduação, na modalidade semipresencial, em várias instituições de ensino superior do estado. Pela metodologia, parte das aulas ocorrerão em polos presenciais e parte delas, pela internet. Ao final, formados sairão com os mesmos diplomas concedidos pelas instituições em seus cursos presenciais.
O Consórcio Cederj pertence à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. Integram o consórcio o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). A tendência é de que, assim como nos últimos vestibulares, haja vagas para todas essas instituições de ensino.

0 comentários: