segunda-feira, 6 de abril de 2015

Estadual 2016: saíram as regras da primeira etapa

Quem realizar os dois exames, terá somente a maior pontuação considerada

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) já divulgou do primeiro exame de qualificação do vestibular Estadual 2016. O processo seletivo é para ingresso nos cursos de graduação da própria universidade, do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e do curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).
Prova de qualificação da Uerj
Exame de qualificação e discursivo


As inscrições para o primeiro exame de qualificação começam no dia 8 de abril e seguem até 5 de maio. Para participar, o candidato deve entrar no site da instituição, efetuar o cadastro no sistema de concursos e preencher o questionário de informações socioculturais e o requerimento de inscrição. Além disso, é preciso imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$60.

Os pedidos de isenção foram solicitados no período de 11 a 13 de março, com resultado previsto para o mesmo dia da abertura das inscrições, no site da universidade.
O Exame de Qualificação pode ser feito por aqueles que já concluíram, ou estão concluindo o último ano do Ensino Médio. Como das últimas vezes, ele será realizado em duas datas, sendo possível fazer o primeiro, o segundo ou ambos. Porém, há a necessidade de uma inscrição específica para cada um deles.

Quem realizar os dois exames, terá somente a maior pontuação considerada, para uso no resultado final do vestibular 2016. É importante lembrar que a aprovação no Exame de Qualificação, não implica na inscrição automática para a segunda fase, o Exame Discursivo, sendo obrigatória nova inscrição.

A prova é comum a todos os candidatos e conta com questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. De acordo com o número de acertos na prova, o candidato pode ser ou não aprovado no Exame, recebendo os seguintes conceitos: A, B, C, D e E. Nesta fase inicial, não há escolha de curso, instituição ou opção pelo sistema de cotas. O primeiro exame está previsto para o dia 14 de junho.



Serviço
www.vestibular.uerj.br

0 comentários: