terça-feira, 14 de maio de 2013

EPCar divulga edital do concurso para 180 vagas

Epcar abre concurso para cadetes do ar

Concursos para Epcar
A Aeronáutica divulgou mais um edital, desta vez para o concurso de admissão ao Curso Preparatório de Cadetes-do-Ar (CPCAR). As inscrições começam no próximo dia 13, pela internet. São oferecidas 180 vagas para rapazes com ensino fundamental completo.

O período de inscrições vai do dia 13, segunda-feira, até o dia 29 de Brasileira (FAB). Os jovens preencherão um formulário com seus dados pessoais e optarão pela localidade em que preferem realizar as provas. Após o cadastro, o boleto bancário referente a taxa de inscrição no valor de R$60 deve ser pago até o dia 10 de junho.

Candidatos membros de famílias com renda mensal familiar de até três salários mínimos e possuem registro no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal, têm o direito à isenção da taxa de inscrição. O prazo para o pedido de isenção é o mesmo das inscrições. A solicitação é feita
através de um requerimento via Internet, onde o candidato fornece seu Número de Identificação Social (NIS).

O edital traz várias exigências. Para participar do concurso, é preciso ser brasileiro nato, homem, ter o ensino fundamental completo e mais de 14 anos e menos de 19 até o dia 31 de dezembro de 2014. Quem tiver condições de terminar o ensino fundamental e apresentar o certificado de conclusão até a concentração final, que acontece no dia 1º de fevereiro do próximo ano, também pode participar da seleção. A lista completa de requisitos pode ser encontrada no edital.

O processo seletivo é baseado em cinco etapas: exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e conferência da documentação prevista para a matrícula. A primeira fase já tem data marcada. A prova de múltipla escolha será aplicada no dia 4 de agosto. O exame avaliará os rapazes quanto seus conhecimentos em Português, Matemática, Inglês e Produção Escrita.

Os aprovados em todas as fases serão matriculados na Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar, em Barbacena, Minas Gerais. O curso tem duração de três anos e é equivalente ao ensino médio regular, porém em regime de internato. A partir da matrícula, o jovem se torna praça especial e assiste aulas dos campos geral e militar.

Após a formatura, todos os estudantes ganharão o certificado de conclusão do ensino médio e do CPCAR. Apenas os que forem considerados aptos concorrerão a vagas para o Curso de Formação de Oficias Aviadores (CFOAV), da Academia da Força Aérea (AFA). A quantidade de vagas oferecidas serão determinadas conforme as necessidades, da época, do Comando da Aeronáutica.

0 comentários: