segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Uerj: 96% dos calouros de Medicina com A

Muita concorrência em medicina


rio de janeiro
Vestibular em medicina concorrido
Que passar no vestibular para Medicina não é uma tarefa fácil todos os vestibulandos já estão cansados de saber. E a relação de classificados por conceito para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) só confirma a dificuldade. Entre os 104 aprovados, 100 obtiveram nota A em pelo menos um dos dois Exames de Qualificação, o equivalente a 96%. O segundo lugar ficou com Geologia, no qual dos 30 calouros 24 alcançaram nota máxima, ou 80% deles.
A conquista da vaga também não foi fácil para os futuros engenheiros. Entre as dez graduações com maior percentual de ingressantes com conceito A, cinco são Engenharias: Civil (71%), Mecânica (65%), Química (64%), de Produção (64%) e Elétrica (59%). Completam a lista Direito (64%), Ciências Econômicas (55%) e Jornalismo (54%). Em números absolutos, a maior quantidade de nota A fica com Direito, foram 200 entre os 312 aprovados. Em seguida vem Engenharia Elétrica (117) e Medicina (100), os únicos que atingiram a marca uma centena de conceitos máximos entre os novos universitários.
Na outra ponta, entre as graduações as quais nenhum classificado obteve nota A estão Ciências Biológicas (São Gonçalo), Geografia (Duque de Caxias), Matemática (São Gonçalo), Pedagogia (Duque de Caxias), Pedagogia (São Gonçalo) e três habilitações em Letras: Grego, Italiano e Latim. Os dados foram divulgados pelo Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) da Uerj, responsável pelo vestibular Estadual 2014.
Independente do conceito, os aprovados que fizeram a pré-matrícula, primeira etapa do processo de matrícula na Uerj, devem ficar atentos para a divulgação dos resultados da análise da documentação, na próxima sexta- feira, dia 14, no endereço eletrônico do vestibular. A primeira reclassificação está prevista para sair no dia 18 de fevereiro, junto com o primeiro remanejamento. Quem conquistar a classificação deverá realizar a pré-matrícula nos dias 20 e 21 do mesmo mês. Aqueles que não passarem e ainda quiserem continuar concorrendo precisarão registrar o interesse nas vagas não preenchidas, a partir do dia 22.
Já para os que foram aprovados para o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), o prazo para efetivar a matrícula segue até a próxima quarta, dia 12. O procedimento pode ser feito entre 10 e 17 horas, no Prédio I da instituição. A primeira reclassificação será divulgada no dia 14, no site da Uezo e no Mural do Vestibular. Neste caso, as matrículas deverão ser realizadas nos dias 17 e 18.
Além da Uerj e da Uezo, o vestibular Estadual seleciona, todos os anos, para a Academia de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros. Os classificados para a instituição militar, no entanto, já foram divulgados e seguem etapas distintas do processo seletivo, que incluem exames médicos e teste de condicionamento físico. A coordenação já deu o pontapé inicial para o vestibular 2015, com a divulgação das regras para solicitação de isenção da taxa de inscrição por parte de cursos de pré-vestibular comunitários. Os pedidos já podem ser feitos e o prazo termina no próximo dia 19. O edital pode ser consultado no site do vestibular da Uerj.
Serviço
www.vestibular.uerj.br

0 comentários: